Prancha Modeladora ARNO ATTITUDE

Este projeto apesentou a elaboração da campanha para a prancha modeladora ARNO ATTITUDE.


Apresentaremos fatos mercadológicos, o produto, a empresa ARNO S/A, e o desenvolvimento de nossa campanha tal como nossos objetivos para este produto.

Prancha Modeladora ARNO ATTITUDE


A prancha modeladora ARNO ATTITUDE é utilizada em grande parte do território nacional, seguindo a tendência social de buscar cabelos cada vez mais lisos. É utilizada principalmente pelo público feminino de classe C e D.

Devido à projeção do público feminino, o mesmo atualmente recebe maiores salários e tende a consumir mais. Apostando nisso, surge um número cada vez maior de produtos e serviços destinados a esse segmento. Hoje grande parte desse público é moderna e independente, preocupada com a aparência, com o físico e consigo mesma. Muito exigente com ela e com os outros

1.2 Análise da Concorrência

Foi constatado, através de pesquisas realizadas em Perfumarias e Salão de Beleza, que as principais concorrentes são as pranchas modeladoras da marca Taiff Black Íon e GAMA Ceramic Infared. As marcas citadas concorrem muito entre si, pois tem pouquíssimas diferenças .

Os preços Variam entre R$ 170,00 e R$ 200,00.

As características relevantes são design moderno, display digital, alta temperatura, resistência em cerâmica e emissão de íons. A comunicação é feita através de cursos profissionalizantes, ações no ponto de venda e em eventos do ramo.

Por isso as ações promocionais são de extrema importância para que o produto se sobressaia dos demais.

1.3 Análise SWOT

Oportunidades

A evolução do público feminino e a evolução tecnológica



Ameaças

Com a enorme demanda, a variedade e a concorrência deste tipo de produto está cada vez maior. No Brasil, as mulheres com cabelos cacheados e ondulados representam, aproximadamente, 78% da população, logo em determinados locais do Brasil a tendência de cabelos lisos não foi tão expressiva devido à cultura regional, como a Bahia, por exemplo. Isso gera pouca procura pelo produto nestes locais

Forças

A ARNO é uma marca muito conceituada no Brasil, por isso seus produtos transmitem confiança aos consumidores pela alta qualidade.

O produto possui um design sofisticado em cerâmica, com display digital, transmissão de íons e alta temperatura.

Fraquezas

Muitas vezes os consumidores preferem adquirir um produto da concorrência, por estas trabalharem exclusivamente com produtos para cabelos e não com diversos segmentos como é o caso da ARNO.

ARNO no Ponto de Venda


Grande parte dos produtos ARNO conta exclusivamente com trabalho de comunicação no ponto de venda para divulgar seus produtos e conquistar novos consumidores.

O objetivo da campanha geralmente é incluir um novo produto no mercado, ou frizar a existência de determinado produto. A ação é feita nos diversos pontos de venda para impactar o cliente no momento em que ele está mais propício à compra, de modo a mostrar que seu produto pode ser mais vantajoso do que a concorrência

3.3 Análise da Demanda e Segmentação ARNO ATTITUDE



O público alvo da prancha modeladora ARNO ATITUDE, são principalmente mulheres, com idade entre 18 e 30 anos de idade, classe B e C. São independentes, vaidosas, modernas e estão sempre atualizadas.

Podemos encontrar este perfil de público em salões de beleza, shoppings, grandes eventos como de moda e beleza, eventos noturnos, academias, etc ...

A compra na maioria das vezes é realizada por sites ou estabelecimentos de confiança, pois caso ocorra algum problema, esperam ter o respaldo necessário.

A freqüência de compra varia de acordo com os produtos que surgem no mercado, mais potentes, modernos, com mais diferenciais.

Geralmente as próprias consumidoras são responsáveis pela compra, porém cabeleireiros, profissionais de estética e suas amigas tem grande influência.

Ex: Cabeleireiro tem o papel de iniciador da compra, uma amiga que já utilizou o produto pode ter o papel de influenciadora e a consumidora o papel decisório.

O produto tem dissonância cognitiva reduzida pois apesar de o comprador ter um envolvimento relevante, existem poucas diferenças entre os concorrentes, além de ser um produto em constante evolução.

Por isso procuramos vincular o produto a uma situação pessoal envolvente, no caso enfatizando a atitude que hoje em dia as mulheres tem, além da premiação que concorrem ao adquirir o produto.

A empresa trabalha com um mercado de segmento, pois tem um conjunto identificado de consumidores: Público feminino em constante evolução.

Nosso produto é segmentado nas seguintes variáveis :

Geográfica : Seu hábito de consumo é muito maior nas áreas urbanas e grandes metrópoles.

Demográfica : Utilizada principalmente por jovens, modernas, independentes.

Psicográficas: Gostam de estar sempre atualizadas com o meio social, são exigentes consigo mesmas e com os outros, preocupam-se muito com a aparência.

Comportamental: Geralmente a compra é ocasionada quando existe um produto mais moderno ou com algum diferencial a mais. Mesmo que os diferenciais não sejam muito úteis para algumas pessoas, elas adquirem, para não ficar “para trás”.

Briefing, roteiros e justificativa peças de criação




4.1 Spot

Utilizada uma cena do cotidiano de uma mulher atual.

A cena se passa em um escritório.

Onde uma mulher,após fazer o uso da prancha modeladora ARNO ATTITUDE, se sente confiante para tomar atitude de convidar um rapaz por quem se interessa para sair.

Utilizada a locução convidativa, para relatar brevemente a campanha promocional.
4.2 Jingle

Utilizada a repetição do nome do produto para fácil memorização, relacionando a palavra atitude tanto com as características do produto quanto com o que representa a palavra/ ação.

Mencionada a marca no término do jingle para fixação da mesma.


4.3 Justificativa das peças de Criação

Foi utilizado nas peças a imagem de uma mulher que transmite atitude, foi utilizada a cor roxa na peças, pois , transmite auto-expressão, luxo e um toque de feminilidade, o slogam da campanha, a imagem do produto e do prêmio a ser sorteado nas seguintes mídias :

Outdoor, Rádio, Brinde no PDV, Cartaz,, Hot Site, Woobbler, Faixa de Gôndola, Móbile.

O outdoor é uma mídia de grande impacto e eficaz, tem como objetivo fazer o lançamento da campanha promocional e criar uma curiosidade no público, fazendo que procuram saber mais sobre a campanha e o produto.

O rádio também é uma mídia que quando bem utilizada tem grande impacto sobre o público. Nosso objetivo é tornar o produto presente na mente dos consumidores.

O hot site também têm o objetivo de incentivar a campanha promocional, fornecendo mais detalhes ao público sobre ela e sobre o produto, e também criar para a empresa um banco de dados com informações sobre seus clientes.

O cartaz, móbile e brinde, farão parte da ação no ponto de venda,juntamente com as promotoras e promotores e têm o objetivo de incentivar a venda no local.

A faixa de gôndola tem como objetivo destacar o produto de seus concorrentes no ponto de venda.

4.4 Slogan da Campanha:

“Porque uma ATTITUDE pode modelar sua vida “

O desenvolvimento da campanha bem como do slogan partiu da idéia de relacionar, com duplo sentido, o nome do produto (ATTITUDE), a postura da mulher atual (atitude), indicando tanto que a aquisição do produto, quanto a iniciativa de tomar determinada atitude pode mudar a vida.

Por parte da aquisição do produto, devido a chance de ganhar uma casa.

Já por parte de determinada tomada de decisão da mulher, refere-se as diversas situações do cotidiano que podem ser extrema importância dependendo da atitude aplicada.

Agregamos também um duplo sentido à palavra modelar.Pode ser entendida por parte do produto devido a sua real funcionalidade, modelar o cabelo, como também pode ser interpretada como “mudar”.


PLANO DE MÍDIA

6.1 Publico Alvo:


Mulheres de 18 a 30 anos, independentes e vaidosas, que desejam manter a beleza e saúde de seus cabelos e que residam nas regiões metropolitanas.

Classe: C/D

6.2 Período da campanha:

A campanha terá a duração de 20/07/2011 a 30/10/2011 e o sorteio da casa será realizado no dia 20/11/2011.

6.3 Objetivo da Campanha

Conquistar novos clientes, alavancar as vendas e enfatizar o produto, mostrando que possui qualidade e sofisticação, assim como os outros produtos da marca, que já é muito conceituada, fixando a marca e restabelecendo o produto abordado diante aos concorrente deste mesmo seguimento.

6.4 A Promoção

Ao adquirir o produto o consumidor receberá o código promocional. Deverá cadastrar, no período vigente da campanha, o código recebido, bem como seus dados pessoais no hot site para concorrer a um imóvel no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais).

Será divulgado o nome do sorteado no hot site e também através de mala direta a todos que participaram.

Evento e pontos de vendas ficarão a disposição do consumidor para melhor entendimento da promoção.


6.5 Mídias Utilizadas:

Outdoor, Brinde no PDV, Cartaz, Hot Site, Woobbler, Faixa de Gôndola e

Móbile.

Outdoor



Principais Avenidas Permitidas:



Av. Oratório, Av. D. Pedro I, Av. dos Estados, Av. Industrial, Av. Pereira Barreto


Av. Marechal, Rua Príncipe de Gales, Barão de Mauá.


Todas na Região do Grande ABC

Ação no Ponto de Venda


Uniforme Promotores

Wobleer



Móbile


Faixa de Gôndola:



Cartaz:


Stand com cartazes informando a promoção vigente com o auxilio das mídias: móbiles, faixa de gôndola e Wooblers e promotoras uniformizadas, distribuindo o brinde para quem adquirir o produto no ponto de venda e stands montados esporadicamente com profissionais demonstrando o produto nos supermercados:


Extra, Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart.


E nas Lojas de Conveniência e Perfumarias:


Lojas Americanas, Perfumaria Yves, Perfumaria Padrão e Feira da Beleza Hair Brasil , Ahana estética e Cabelo – Vila Mariana, Comercial Comércio Atami Ltda - Santo Amaro, Elegance Perfumaria & Cosméticos-Vila Marina , Ikesaki na Liberdade. Com PDV e promotoras distribuindo os brindes


Hotsite:


 Informações do produto, regulamento, cadastro e vigência da campanha.