Rock in Rio: Evento atrai marcas que querem se relacionar e vender

Itaú, Heineken, Coca-Cola, Trident, Volkswagen e Claro compõem o time de peso de patrocinadores do evento

.
A quarta edição do Rock in Rio no Brasil já é um case de sucesso quando o assunto é patrocínio. Em 2011, o festival conta com um time de peso que inclui o Itaú como patrocinador master, além de Heineken, Coca-Cola, Trident, Volkswagen e Claro. Aproveitando a plataforma de comunicação criada a partir do evento, marcas como Leader, Taco, Domino's, Spoleto e Tam Viagens também entraram no ritmo do festival.
Em comum, todas as empresas têm um objetivo: se aproximar e promover relacionamento com um público jovem e ávido por dialogar e interagir. As ações de Marketing são diversas e somam desde o lançamento de produtos licenciados até promoções que, mais do que distribuir ingressos, oferecem um pacote completo de experiências, com direito a transporte, hospedagem e ida ao backstage dos artistas.

O investimento das marcas no festival não é à toa. Criado pelo publicitário Roberto Medina em 1985, o Rock in Rio já nascia com o propósito de oferecer uma oportunidade de promoção e comunicação para as marcas, quando na época foi utilizado para divulgar o lançamento da cerveja Malt 90, da Brahma, entre os jovens brasileiros.


Festival dá origem a modelo exclusivo de carro


 
Internacionais, fizeram com que a grande diferença – e a evolução – do evento esteja justamente na relação das marcas com o festival. Mais dos que viabilizadoras financeiras, as patrocinadoras terão cada uma um stand próprio para interagir com o público presente. A ordem é não fazer propaganda, mas sim relacionamento.



“O Rock in Rio é um projeto de comunicação de um ano que termina com o maior festival de música. A marca Rock in Rio é um colchão para que todas as outras marcas possam falar e aproveitar o conteúdo. Criamos uma plataforma para permitir que os patrocinadores falem da gente”, explica Rodolfo Medina, Vice-Presidente do Rock in Rio e Diretor da Artplan, empresa por trás do festival, em entrevista ao Mundo do Marketing.

De olho neste potencial, as empresas não perderam a oportunidade de surpreender o público. A Volkswagen, por exemplo, criou uma série inédita no Brasil com o lançamento do Gol e do Fox Rock in Rio, com um acabamento inspirado no festival, para ligar a montadora aos fãs de música.

Musica, Jovens e Festas

O patrocinador master Itaú se juntou ao Rock in Rio para disponibilizar vantagens aos clientes. O banco foi o responsável pela venda de ingressos em edição limitada para usuários dos cartões de crédito Personnalité, Itaú Uniclass Platinum e Itaucard Platinum, Itaucard Mastercard Black ou Itaucard Visa Infinite. Os clientes também tiveram 15% de desconto na compra das entradas e puderam parcelar o valor em até seis vezes sem juros.



Já a Coca-Cola aproveitou a dobradinha “jovens e música” para promover sua presença no Rock in Rio. Entre as muitas ações promocionais da marca com foco no Rock in Rio está a iniciativa que escolheu consumidores de 13 a 25 anos que gravaram as melhores performances em vídeo para participarem do comercial da marca sobre o festival.





A Heineken, por sua vez, quer superar as expectativas do público em relação ao evento. A cervejaria criou a promoção “Heineken Rocks in Rio” que levará os cinco sorteados ao show do Coldplay, com direito a hospedagem, transporte, acesso à área vip com open bar e visita ao camarim da banda.

“Hoje, a Heineken é a marca de cerveja mais internacional no mercado, presente em 172 países. Isso é algo muito valioso para o nosso consumidor, que está sempre conectado com o que acontece no mundo. A música internacional tem muito a ver com essas pessoas e nos ajuda a reforçar nossa presença mundial”, conta Herbert Gris, Gerente de Marketing da Heineken, em entrevista ao portal.



Marcas apoiam dia extra

Leader criou uma coleção de roupas com a marca Rock in Rio e montou corners para a exposição dos produtos em 10 pontos de venda da marca no Rio de Janeiro. A empresa também oferece 10% de desconto na linha para os consumidores que comprarem mais de dois produtos Leader/RiR e sorteou pares de ingressos entre 9 de maio e 5 de agosto. Durante o festival, a empresa terá uma flagship com produtos e promoverá ações de relacionamento;


Assim como a Leader, a Taco lançou peças exclusivas com foco no evento e assina a coleção como “Jeans Oficial do Rock in Rio”. O projeto inclui jeans, bermudas e t-shirts temáticas. Outro destaque é o espaço de 260m² de música e entretenimento na Cidade do Rock, chamado de “Taco Animatronics”, com seis ambientes diferentes com equipamentos sonoros, visuais e de animação. No local, também haverá uma loja com produtos Taco, onde estará à venda toda a coleção Rock in Rio

A Domino’s Pizza terá dois pontos de venda durante o evento, um na Rock Street e outro no Village, onde serão servidas pizzas brotinho de pepperoni, mussarela e calabresa. O projeto da loja é assinado pela Packaging Brands e contou com um investimento de R$ 500 mil. A expectativa é que sejam vendidas mais de 50 mil unidades dos produtos nos sete dias de festival;


A Mariner, marca do Grupo Technos voltada para o público jovem, lançou a linha Mariner Rock in Rio 2011 e apresenta um kit de relógio digital com sete pulseiras: cinco com estampas temáticas e outras duas que brilham no escuro.




 




A Tam Viagens é a operadora de turismo oficial do Rock in Rio 2011 e criou roteiros com ingressos para todos os dias de shows. No hotsite, os internautas puderam conhecer as opções de pacotes para quatro tipos diferentes de consumidores: Rockstar, Classic, On the Road e Hardcore. A empresa também ofereceu opções para clientes que moram fora do Brasil;


A Sky disponibilizou sinal para que duas comunidades pacificadas da zona oeste do Rio de Janeiro possam assistir aos shows ao vivo. Os moradores da Cidade de Deus e do Batan poderão ver as apresentações durante os dias de evento em um telão montado em cada um dos locais;

Quem for ao Rock in Rio poderá se alimentar de forma saudável com a loja montada pela Hortifruti. O espaço estará localizado na Rock Street e comercializará produtos como sucos naturais, saladas de frutas e frutas frescas;


Entre os dias 30 de junho e 5 de agosto, a Halls promoveu a ação “Rock n’ Heroes”, que distribuiu 400 ingressos e uma viagem com acompanhante para o Rock in Rio. Participaram dos sorteios os consumidores que se cadastraram na fan page da marca no Facebook;

O Spoleto criou a coleção “Arte e Rock”, com oito modelos de pratos que poderão ser adquiridos pelos consumidores até outubro. Quem comprar uma refeição e uma bebida e pagar mais R$ 5,90 leva um dos pratos










- Quem for ao Rock in Rio poderá se alimentar de forma saudável com a loja montada pela Hortifruti. O espaço estará localizado na Rock Street e comercializará produtos como sucos naturais, saladas de frutas e frutas frescas;



- Entre os dias 30 de junho e 5 de agosto, a Halls promoveu a ação “Rock n’ Heroes”, que distribuiu 400 ingressos e uma viagem com acompanhante para o Rock in Rio. Participaram dos sorteios os consumidores que se cadastraram na fan page da marca no Facebook;